Nutrição

Yucca schidigera
Os benefícios do extrato de Yucca schidigera vem sendo largamente estudados para cães, gatos, suínos, aves, ruminantes e eqüinos e vão desde a diminuição do odor das excretas até a redução da dor articular nos casos de artrite, passando pela melhora de desempenho e produtividade dos animais.

Minerais Orgânicos na alimentação
A suplementação mineral na alimentação de cães e gatos é de extrema importância para o seu bom desenvolvimento e manutenção. Por isso, cada vez mais são desenvolvidas pesquisas para que estes nutrientes sejam melhor aproveitados e desempenhem seu papel fisiológico adequadamente, resultando em animais cada vez mais saudáveis. Os minerais orgânicos são fruto destas pesquisas e passam a ter um papel importante na nutrição destes animais.

Taurina em cães adultos
Resultados de pesquisas realizadas até o momento sugerem que uma suplementação sistêmica em taurina em cães de raças grandes e gigantes parece ser interessante para a prevenção de doenças cardíacas. Também há outras perspectivas no campo da prevenção e terapêutica das doenças nervosas e musculares.

Condroitina e Glucosamina
A incorporação de glucosamina e condroitina na dieta visa estimular a regeneração da cartilagem articular, diminuir a velocidade de degeneração da cartilagem e, portanto, prevenir ou diminuir a velocidade de desenvolvimento da artrose. A associação dos dois componentes exerce um efeito protetor sinérgico, claramente evidenciado experimentalmente. A glucosamina estimula a síntese de elementos estruturais da cartilagem e o sulfato de condroitina tende a inibir a ação de enzimas que prejudicam a cartilagem. A administração oral dos dois componentes para cães afetou a composição do fluído sinovial (Beynen, 2003).Quantidades de condroitina e glucosamina são encontradas em alimentos industrializados no valor de 500 mg por quilo de alimento com energia metabolizável em torno de 4200 Kcal por quilo do produto, com relação proteína : energia de 66,5g: 100,00 Kcal respectivamente, num alimento de 28 % de proteína para animais adultos de porte gigante.

O Cloridrato de Clorexidina
É um derivado Guanidínico para ser adicionado a ração diversas. Apresenta marcante atividade antimicrobiana, eficaz contra Bactérias gram positivas, gram negativas, fungos e alguns tipos de vírus.

Recentes avanços na nutrição de cães e gatos
Com a grande gama de produtos alimentícios para animais de companhia disponíveis para o consumidor, os proprietários começaram a escolher entre aqueles que, alem de nutricionalmente balanceados, oferecessem vantagem adicionais como palatabilidade e qualidade de matéria prima, ausência de aditivos químicos condenados na alimentação humana, corantes alimentícios, etc. Para atender a estes consumidores, surgiram os alimentos diferenciados, denominados prêmio e superprêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário